Buscar
  • Equipe La Madeleine

A decoração como aliada da nossa identidade

Atualizado: Jun 2

Ao longo dos anos, fomos colecionando referências mentais para nossa futura loja, em muitas visitas a cafés e padarias e também em uma coleção virtual com fotos que fomos arquivando em pastas temáticas.

Esta pesquisa prévia nos ajudou a consolidar alguns conceitos da identidade visual da futura La Madeleine. O resultado esperado era, antes de tudo, o de aconchego e personalização.

Assim, o mobiliário do atendimento foi todo garimpado antigo ou em lojas de móveis feitos com madeira de demolição. As bancadas também fizemos com madeira de demolição, feitas com primor pelo @barra.mansa, e a linda grade antiga da entrada veio do ateliê do amigo @claudioamore. As paredes foram coloridas com capricho pelo @m.a.pinturas. Tudo pensado para deixar o ambiente com uma identidade artesanal, calorosa e que possuísse história de vida impregnada. A louça, os utensílios de atendimento e os objetos de decoração foram sendo comprados gradativamente durante todo o processo de reforma. Muitas coisas foram doadas pelos parentes, o que nos aliviou muito o orçamento, além de ter dado um ar especial e familiar à padaria, afinal qual família não tem louças que são desparelhadas ao longo dos anos? O dimensionamento da quantidade de louça e utensílios foi um enigma inicial para nós, pela nossa inexperiência e imprevisibilidade de quão grande seria o movimento. Por isso, com o tempo, tivemos de adequá-la em diversos itens.

As paredes do atendimento foram ganhando vestes decorativas somente após a inauguração (quadros, utensílios antigos e espelhos), pois quisemos fazer isto com calma e com objetos que fizessem sentido ao espaço, mas que ainda não possuíamos. Muitas mãos amigas fizeram trabalhos ou deram presentes para nossas paredes (muito obrigada à todas!). A coleção de pratos de parede da Eduarda e os antigos utensílios em cobre de cozinha da sua irmã Zezé, também vieram fazer parte da vida na La Madeleine.

O ar de boulangerie-pâtisserie francesa foi buscado através de pequenos detalhes, para além dos produtos que já falam por si. Aquarelas de Paris, cortinas brise nas janelas, uma placa com jeito de antiga, escritas brancas nos vidros da fachada e iluminação toda feita com lâmpadas vintage quentes, algumas em lustres antigos além, é claro, da trilha sonora especial.

Por fim, acreditamos que um ar alegre e acolhedor, com jeitinho de casa, foi o resultado de todas estas escolhas!



8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • w-facebook
  • w-googleplus
  • w-tbird