Para abrirmos a loja física, tivemos que providenciar uma papelada enorme de registros, além de correr atrás de inúmeras licenças que, por sua vez, implicavam em uma série de medidas práticas nas instalações.
Para a parte mais burocrática, optamos por contratar, já no início da reforma, uma empresa de contabilidade de confiança para nos orientar e providenciar de antemão todas as etapas de abertura de uma firma. E para a parte de licenças o acompanhamento de um engenheiro conhecedor dos trâmites necessários.
Por incrível que pareça, ainda assim, nossa antecipação se mostrou apertada no tempo real
demandado por todas estas funções! Desde a abertura da firma, até o alvará da Prefeitura, passando pelo alvará dos bombeiros e a licença da Anvisa, é tanta coisa a se providenciar, que as checklists, neste caso, foram quase uma tábua de sobrevivência!
Extintores de incêndio específicos para cada área, corrimãos e iluminação nas escadas e saídas de emergência, telas em todas as portas e janelas, lavatórios, saboneteiras e toalheiros de higienização das mãos em todas áreas de produção, cuidados com a acessibilidade para deficientes...Todas são exigências de funcionamento que demandaram muita atenção, estudo, tempo e dinheiro.
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